domingo, 28 de setembro de 2014

2014 - 3b PRIMEIRO ANO CEIVA REVISAO DE FILOSOFIA

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1 – Teoria da Reminiscencia -  A única fonte do saber segundo a teoria da reminiscência é a lembrança do mundo das ideias. O conhecimento do sensível tem a função de nos fazer recordar aquilo que já conhecíamos e que, evidentemente, havíamos esquecido, uma vez que é necessário o encontro com o sensível para que o inteligível se nos torne patente.

2 – Etica em Platao -  Platão entende que a alma humana (assim como a cidade) tem três partes: a parte racional (que busca o conhecimento), a parte irascível (na qual se produzem as emoções e que provocam o desejo de mandar) e a parte apetitiva (que busca o prazer das sensações). Uma pessoa somente pode realizar as melhores ações caso esteja sob a influência da parte racional da alma. Em outras palavras, a ação boa, justa, correta é conseqüência do uso da razão.



3 –   A filosofia de Sócrates se estrutura em torno da sua crítica aos sofistas, que, segundo ele, não amavam a sabedoria nem respeitavam a verdade. O ataque de Sócrates à sofística  tem como pressuposto a ideia de que ) o conhecimento verdadeiro só pode ser resultado de um diálogo contínuo do homem com os outros e consigo mesmo. o confronto de opiniões na política democrática afasta a possibilidade de se alcançar a sabedoria. A verdade é única.
 o autoconhecimento é a condição primária de todos os outros conhecimentos verdadeiros. ; a ciência (epistéme) é acessível a todos os homens, contanto que estejam dispostos a renunciar ao mundo das sensações.

4 -   Platão lançou mão tanto da ironia quanto da maiêutica socráticas, transformando-as em um procedimento por ele denominado de dialética, o método mais profícuo de aproximação em direção às ideias universais.  Na versão platônica, esse método consiste em  trabalhar expondo e examinado teses contrárias sobre um mesmo assunto, com o intuito de descobrir qual dentre elas era falsa e deveria portanto ser abandonada em prol da tese verdadeira, que deveria ser mantida.

5 -  Segundo Platão, quatro formas ou graus de conhecimento poderiam ser identificados e distinguidos.
São elas  crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.

6 –PARA LER: Os sofistas situavam suas reflexões a partir dos dados empíricos, o sensório imediato, sem se preocupar com a investigação de uma essência da virtude, relativizando as ideias da justiça, do bem, da verdade, base da Filosofia de Sócrates e Platão. A oposição dos filósofos aos sofistas deve-se à cobrança que estes faziam pelos seus ensinamentos, e ao fato dos sofistas dizerem que eram mestres no ensino das virtudes (areté). Sócrates dizia que a sabedoria era algo a ser conquistado livremente, gratuitamente e partilhada com todos, não podendo ser confundida com  um produto de mercado; “virtude” é saber, aliás, um tipo de saber especial, que na visão de Sócrates não é possível de ser ensinado. 
Como Sócrates não fazia distinção entre seus interlocutores e questionava tudo, incluindo as crenças e os valores comuns, foi considerado uma ameaça social, um subversivo. Interessado na prática da virtude e na busca da verdade, contrariava os valores dominantes da sociedade ateniense. Por isso, recebeu a acusação de ser injusto com os deuses da cidade e de corromper a juventude. No final do processo foi condenado a beber cicuta, veneno mortal extraído de uma planta do mesmo nome. Platão defende que o conhecimento é reminiscência, lembrança permanente do mundo das ideias.
 

1 – Teoria da Reminiscencia -  A única fonte do saber segundo a teoria da reminiscência é a lembrança do mundo das ideias. O conhecimento do sensível tem a função de nos fazer recordar aquilo que já conhecíamos e que, evidentemente, havíamos esquecido, uma vez que é necessário o encontro com o sensível para que o inteligível se nos torne patente.

2 – Etica em Platao -  Platão entende que a alma humana (assim como a cidade) tem três partes: a parte racional (que busca o conhecimento), a parte irascível (na qual se produzem as emoções e que provocam o desejo de mandar) e a parte apetitiva (que busca o prazer das sensações). Uma pessoa somente pode realizar as melhores ações caso esteja sob a influência da parte racional da alma. Em outras palavras, a ação boa, justa, correta é conseqüência do uso da razão.




3 –   A filosofia de Sócrates se estrutura em torno da sua crítica aos sofistas, que, segundo ele, não amavam a sabedoria nem respeitavam a verdade. O ataque de Sócrates à sofística  tem como pressuposto a ideia de que ) o conhecimento verdadeiro só pode ser resultado de um diálogo contínuo do homem com os outros e consigo mesmo. o confronto de opiniões na política democrática afasta a possibilidade de se alcançar a sabedoria. A verdade é única.
 o autoconhecimento é a condição primária de todos os outros conhecimentos verdadeiros. ; a ciência (epistéme) é acessível a todos os homens, contanto que estejam dispostos a renunciar ao mundo das sensações.

4 -   Platão lançou mão tanto da ironia quanto da maiêutica socráticas, transformando-as em um procedimento por ele denominado de dialética, o método mais profícuo de aproximação em direção às ideias universais.  Na versão platônica, esse método consiste em  trabalhar expondo e examinado teses contrárias sobre um mesmo assunto, com o intuito de descobrir qual dentre elas era falsa e deveria portanto ser abandonada em prol da tese verdadeira, que deveria ser mantida.

5 -  Segundo Platão, quatro formas ou graus de conhecimento poderiam ser identificados e distinguidos.
São elas  crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.

6 –PARA LER: Os sofistas situavam suas reflexões a partir dos dados empíricos, o sensório imediato, sem se preocupar com a investigação de uma essência da virtude, relativizando as ideias da justiça, do bem, da verdade, base da Filosofia de Sócrates e Platão. A oposição dos filósofos aos sofistas deve-se à cobrança que estes faziam pelos seus ensinamentos, e ao fato dos sofistas dizerem que eram mestres no ensino das virtudes (areté). Sócrates dizia que a sabedoria era algo a ser conquistado livremente, gratuitamente e partilhada com todos, não podendo ser confundida com  um produto de mercado; “virtude” é saber, aliás, um tipo de saber especial, que na visão de Sócrates não é possível de ser ensinado. 
Como Sócrates não fazia distinção entre seus interlocutores e questionava tudo, incluindo as crenças e os valores comuns, foi considerado uma ameaça social, um subversivo. Interessado na prática da virtude e na busca da verdade, contrariava os valores dominantes da sociedade ateniense. Por isso, recebeu a acusação de ser injusto com os deuses da cidade e de corromper a juventude. No final do processo foi condenado a beber cicuta, veneno mortal extraído de uma planta do mesmo nome. Platão defende que o conhecimento é reminiscência, lembrança permanente do mundo das ideias.

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