1 – Teoria
da Reminiscencia - A única fonte do
saber segundo a teoria da reminiscência é a lembrança do mundo das ideias. O conhecimento do sensível tem a função de nos
fazer recordar aquilo que já conhecíamos
e que, evidentemente, havíamos esquecido, uma vez que é necessário o encontro com o sensível para que o inteligível se nos torne patente.
2 – Etica em Platao - Platão entende que
a alma humana (assim como a cidade) tem três partes: a parte racional (que
busca o conhecimento), a parte irascível (na qual se produzem as emoções e que
provocam o desejo de mandar) e a parte apetitiva (que busca o prazer das
sensações). Uma pessoa somente pode realizar as melhores ações caso esteja sob
a influência da parte racional da alma. Em outras palavras, a ação boa, justa,
correta é conseqüência do uso da razão.
o autoconhecimento é a condição primária
de todos os outros conhecimentos verdadeiros. ; a ciência (epistéme) é
acessível a todos os homens, contanto que estejam dispostos a renunciar ao
mundo das sensações.
4 - Platão lançou mão tanto da ironia quanto da
maiêutica socráticas, transformando-as em um procedimento por ele denominado de
dialética, o método mais profícuo de aproximação em direção às ideias
universais. Na versão platônica, esse
método consiste em trabalhar expondo e
examinado teses contrárias sobre um mesmo assunto, com o intuito de descobrir
qual dentre elas era falsa e deveria portanto ser abandonada em prol da tese
verdadeira, que deveria ser mantida.
5 - Segundo Platão,
quatro formas ou graus de conhecimento poderiam ser identificados e distinguidos.
São elas crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.
São elas crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.
6 –PARA LER: Os sofistas situavam suas reflexões a partir dos dados
empíricos, o sensório imediato, sem se preocupar com a investigação de uma
essência da virtude, relativizando as ideias da justiça, do bem, da verdade,
base da Filosofia de Sócrates e Platão. A oposição dos filósofos aos sofistas deve-se à cobrança
que estes faziam pelos seus ensinamentos, e ao
fato dos sofistas dizerem que eram mestres no ensino das virtudes (areté).
Sócrates dizia que a sabedoria era algo a ser conquistado livremente,
gratuitamente e partilhada com todos, não podendo ser confundida com um produto de mercado; “virtude” é saber,
aliás, um tipo de saber especial, que na visão de Sócrates não é possível de
ser ensinado.
Como Sócrates não fazia distinção entre seus
interlocutores e questionava tudo, incluindo as crenças e os valores comuns,
foi considerado uma ameaça social, um subversivo. Interessado na prática da
virtude e na busca da verdade, contrariava os valores dominantes da sociedade
ateniense. Por isso, recebeu a acusação de ser injusto com os deuses da cidade
e de corromper a juventude. No final do processo foi condenado a beber cicuta,
veneno mortal extraído de uma planta do mesmo nome. Platão defende que o conhecimento é
reminiscência, lembrança permanente do mundo das ideias.
1 – Teoria
da Reminiscencia - A única fonte do
saber segundo a teoria da reminiscência é a lembrança do mundo das ideias. O conhecimento do sensível tem a função de nos
fazer recordar aquilo que já conhecíamos
e que, evidentemente, havíamos esquecido, uma vez que é necessário o encontro com o sensível para que o inteligível se nos torne patente.
2 – Etica em Platao - Platão entende que
a alma humana (assim como a cidade) tem três partes: a parte racional (que
busca o conhecimento), a parte irascível (na qual se produzem as emoções e que
provocam o desejo de mandar) e a parte apetitiva (que busca o prazer das
sensações). Uma pessoa somente pode realizar as melhores ações caso esteja sob
a influência da parte racional da alma. Em outras palavras, a ação boa, justa,
correta é conseqüência do uso da razão.
3 – A
filosofia de Sócrates se estrutura em torno da sua crítica aos sofistas, que,
segundo ele, não amavam a sabedoria nem respeitavam a verdade. O ataque de
Sócrates à sofística tem como
pressuposto a ideia de que ) o conhecimento verdadeiro só pode ser resultado de
um diálogo contínuo do homem com os outros e consigo mesmo. o confronto de
opiniões na política democrática afasta a possibilidade de se alcançar a sabedoria.
A verdade é única.
o autoconhecimento é a condição primária de todos os outros conhecimentos verdadeiros. ; a ciência (epistéme) é acessível a todos os homens, contanto que estejam dispostos a renunciar ao mundo das sensações.
o autoconhecimento é a condição primária de todos os outros conhecimentos verdadeiros. ; a ciência (epistéme) é acessível a todos os homens, contanto que estejam dispostos a renunciar ao mundo das sensações.
4 - Platão lançou mão tanto da ironia quanto da
maiêutica socráticas, transformando-as em um procedimento por ele denominado de
dialética, o método mais profícuo de aproximação em direção às ideias
universais. Na versão platônica, esse
método consiste em trabalhar expondo e
examinado teses contrárias sobre um mesmo assunto, com o intuito de descobrir
qual dentre elas era falsa e deveria portanto ser abandonada em prol da tese
verdadeira, que deveria ser mantida.
5 - Segundo Platão,
quatro formas ou graus de conhecimento poderiam ser identificados e distinguidos.
São elas crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.
São elas crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.
6 –PARA LER: Os sofistas situavam suas reflexões a partir dos dados
empíricos, o sensório imediato, sem se preocupar com a investigação de uma
essência da virtude, relativizando as ideias da justiça, do bem, da verdade,
base da Filosofia de Sócrates e Platão. A oposição dos filósofos aos sofistas deve-se à cobrança
que estes faziam pelos seus ensinamentos, e ao
fato dos sofistas dizerem que eram mestres no ensino das virtudes (areté).
Sócrates dizia que a sabedoria era algo a ser conquistado livremente,
gratuitamente e partilhada com todos, não podendo ser confundida com um produto de mercado; “virtude” é saber,
aliás, um tipo de saber especial, que na visão de Sócrates não é possível de
ser ensinado.
Como Sócrates não fazia distinção entre seus
interlocutores e questionava tudo, incluindo as crenças e os valores comuns,
foi considerado uma ameaça social, um subversivo. Interessado na prática da
virtude e na busca da verdade, contrariava os valores dominantes da sociedade
ateniense. Por isso, recebeu a acusação de ser injusto com os deuses da cidade
e de corromper a juventude. No final do processo foi condenado a beber cicuta,
veneno mortal extraído de uma planta do mesmo nome. Platão defende que o conhecimento é
reminiscência, lembrança permanente do mundo das ideias.
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