sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Primeiro ano - ceiva - revisao de historia - 4b 2013

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*PERIODO REGENCIAL.
1 – Principal Caracteristica .
R: Instabilidade política gerada por várias revoltas que tinham como principal reivindicação maior autonomia.
2 – Caracteristicas do males
R: Um movimento urbano que aconteceu em Salvador, envolvidos escravos que sabiam ler e escrever em árabe eram influenciados pelo islamismo e pelo Alcorão.
3 – Semelhanças entre Cabanagem e Balaiada.
R: Foram movimento populares que contaram com a participação de grupos pobres que reivindicavam a justiça social, melhores condições de vida e o fim da exploração da eliite.
·         EScravidao
1 – Descreva a forma como se deu o trabalho escravo na economia brasileira do século XX.
R: O Trabalho negro estava por toda a parte no Brasil. Tanto que Antonil escreveu que os escravos eram as mãos e os pés do homem branco.
2 – Quais os grupos envolvidos no processo de abolição.
R: os próprios negros que resistiram através de revoltas, das fugas para os quilombos, dos suicídios e da própria religião. As idéias abolicionistas dos setores mercantis também ajudaram nesse processo.
3 – Descreva as leis que geraram o fim da abolição no Brasil.
R: os ingleses aprovaram a Lei Bill Aberdeen. Tal lei autorizava as embarcações britânicas a confiscarem todo e qualquer navio que transportasse escravos. De tal modo, o comércio de escravos no Brasil ficava prejudicado.O primeiro resultado de tal pressão acabou surgindo em 1850, quando a Lei Eusébio de Queiroz proibiu a chegada de embarcações negreiras no país. Em sentido prático, essa medida acabou sendo vista como a primeira lei abolicionista oficializada em território brasileiro. Com o passar do tempo, a diminuição da oferta de escravos acabou forçando vários senhores de terra a buscarem o uso da mão de obra assalariada de trabalhadores migrantes.
No ano de 1871, a Lei do Ventre Livre estipulou que todos os filhos de escravos que nascessem após o ano de publicação daquela lei fossem considerados libertos. A partir daquele momento, integrantes das classes médias urbanas passaram a se organizar em favor do fim definitivo da escravidão.
Em 1885, a Lei dos Sexagenários determinou que os escravos maiores de sessenta anos fossem imediatamente libertados. Na época, a lei foi intensamente criticada, pois existiam poucos negros em idade avançada. Subordinados a condições de trabalho assoladoras, poucos escravos chegavam a viver tanto tempo. Além disso, a liberdade desses escravos representava um ganho para os proprietários, que não lucravam com a exploração da força de trabalho de um escravo idoso.
Somente no ano de 1888, quando a princesa Isabel assumiu o trono na condição de regente, os abolicionistas conseguiram aprovar o decreto que dava fim à escravidão no Brasil. Apesar de conceder a liberdade para milhares, a chamada “Lei Áurea” não tratou de pensar ou garantir a inserção dos negros libertos na sociedade brasileira. Deste modo, a abolição não trouxe transformações significativas na vida dessa parcela da população.
4 – Porque podemos afirmar que com a Lei de Terras o trabalho ficou livre e a terra escrava.
R: Porque com a Lei de Terras só poderia ter acesso quem tivesse escritura comprovando sua compra. O objetivo era impedir que ex escravos após a abolição e os imigrantes tivessem acesso as terras.
5 – Em que momento o escravo africano conseguia sua liberdade:
R: O escravo poderia comprar sua liberdade ou também conhecido como manumissão.
·         Segundo Reinado
1 – Explique a frase – nada mais conservador do que um liberal no poder.
R: Os Partidos Liberal e Conservador irão se alternar no poder durante todo o Segundo Reinado. Mas é bom destacar que os partidos não possuíam consistência ideológica, pois defendiam praticamente as mesmas ideias, tanto que se costuma dizer que “não há nada mais conservador do que um liberal no poder, não há nada mais liberal do que um conservador na oposição”.
2 – Explique o Parlamentarismo as avessas que permitiu uma certa estabilidade política no Segundo Reinado.
R: A partir de 1847, através de uma emenda constitucional, foi implantado o sistema parlamentarista no Brasil, que retirou do imperador o Poder Executivo, mas manteve o Poder Moderador e que vai vigorar até o final do Império. Seu funcionamento se dava assim:
- O partido que obtivesse maioria nas eleições indicaria os nomes para que o imperador escolhesse um para ser o Primeiro-Ministro ou Presidente do Gabinete de Ministros.
- O Gabinete Ministerial deveria ter a confiança do imperador e da Câmara dos Deputados.
- Através do Poder Moderador, o imperador poderia dissolver a Câmara dos Deputados, demitir o Gabinete Ministerial e até anular as eleições. É importante destacar que o parlamentarismo brasileiro era a inversão do parlamentarismo inglês, no qual “o rei reina, mas não governa”, pois aqui o imperador tinha poderes plenos, ou seja, “o rei reina, ri e rói”.
3 – Explique o sistema de parceria.
R: Os primeiros colonos europeus que chegaram ao país para trabalhar nas fazendas de café tinham contratos de parceria. Nesse sistema, os colonos cuidavam dos cafezais e dividiam lucros ou prejuízos com o dono da propriedade. Viviam em casas muito simples, recebiam um pequeno terreno para plantações de subsistência e criação de animais. A disciplina era muito rígida,­ as correspondências eram censuradas e os trabalhadores, proibidos de sair da propriedade, geralmente faziam compras no armazém da fazenda, endividando-se sempre. Essa situação gerou revoltas, como a que ocorreu em 1856 na Fazenda Ibicaba, na região de Limeira, no oeste paulista.

As duras condições de vida fizeram com que muitos imigrantes retornassem à terra natal e levaram alguns governos europeus a desaconselhar a emigração para o Brasil.


4 – Quais foram as principais regiões receptoras de imigrantes?
R: Sudeste – Vale do Paraiba (RJ) e Oeste Paulista.

2 comentários:

Unknown disse...

Professora pode estudar apenas pela revisão??

Unknown disse...

A prova vai ser Parte 1: de marcar e Parte 2: de escrever??? rs