1 – Apresente as características
do Império Inca.
R: A civilização
inca foi o resultado de uma sucessão
de culturas andinas
pré-colombianas e um Estado-nação,
o Império
Inca ( Tawantinsuyu em quíchua: As Quatro Partes do Mundo) que
existiu na América do Sul de cerca de 1200 até a invasão dos conquistadores
espanhóis e a execução do imperador Atahualpa em 1533.O império incluía
regiões desde o extremo norte como o Equador e o sul
da Colômbia,
todo o Peru e a Bolívia, até
o noroeste da Argentina
e o norte do Chile.
A capital do império era a atual cidade de Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"). O
império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais
falado o quíchua. Tinham a tecnologia de irrigação
(regadio), desenvolvendo sistemas de
engenharia hidráulica, agricultura irrigada (exceção talvez dos Maias que
apenas possuíam o domínio do transporte das águas), metalurgia do cobre e
bronze, técnicas de construção (com deslocamento e cortes de pedras até hoje
desconhecidos), notação numérica (quipos), escrita ideográfica (no caso dos astecas) e técnicas
de comunicação.
2 - Apresente as características dos
Astecas.
R: A unidade social básica era o calpulli,
comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização
interna de tipo administrativo, judiciário, militar e fiscal; Tenochtitlán, a capital asteca, segundo a
tradição, fundada em 1325, era o centro de um comércio de longa distância e
pólo de atração para artesãos e vendedores, tendo-se convertido em uma das
maiores cidades do mundo a expansão do poderio asteca; A economia era de base
agrícola e fundamentada na cultura do milho e do feijão, sendo o cultivo por
chinampas (pequenas ilhas artificiais construídas mediante o acúmulo de lama e
plantas aquáticas junto às margens pantanosas dos lagos), a técnica mais
inovadora empregada na agricultura irrigada.; A sociedade asteca era dominada
por uma dupla hierarquia: a dos dignitários (indivíduos investidos de altas
funções militares ou civis) e a dos sacerdotes, sendo que no ápice encontramos
o rei (Huey Tlatoani), cujo cargo era eletivo.; A monarquia asteca, possuía origem divina por isso dificilmente
desafiada.
3 – Apresente as características
do Renascimento.
R: Um dos seus
principais fundamentos intelectuais foi o Humanismo, concepção segundo a qual o
homem deveria ser valorizado como o epicentro do mundo e da história, como
havia ocorrido na Antiguidade Clássica; o estudo do homem e da natureza, nesse período,
fundamentava-se no espírito crítico, o que possibilitou o desenvolvimento do
pensamento científico, como se comprova na defesa da teoria heliocêntrica por
Nicolau de Cusa e Nicolau Copérnico; Um dos seus maiores expoentes foi Leonardo
da Vinci, um modelo do intelectual renascentista, pelo fato de se ter dedicado
a múltiplas áreas do conhecimento, como, por exemplo, à Anatomia, à Física e à
Botânica, além de à Pintura.
4 – Cite o nome de 4
artistas do Renascimento e uma obra.
R: Santo Botticelli =
Nascimento de Vênus.
Leonardo da Vinci = Monalisa
Giovann Boccaccio = escritor produziu
Decameron
Michelangelo – Esculpiu Davi e pintou a
Capela Sistina.
5 – O que foi o
Concilio de Trento e suas principais medidas.
R: O Concílio
de Trento foi o concílio ecuménico mais longo da História da Igreja Católica. Foi também
o concílio que "emitiu o maior número de decretos dogmáticos e
reformas, e produziu os resultados mais benéficos", duradouros e
profundos "sobre a fé e a disciplina da Igreja".Para opôr-se
ao protestantismo,
o concílio emitiu numerosos decretos disciplinares e especificou claramente as
doutrinas católicas quanto à salvação,
os sete sacramentos (como por exemplo, confirmou a presença de Cristo na Eucaristia), o cânone bíblico
(reafirmou como autêntica a Vulgata) e a Tradição,
a doutrina da graça
e do pecado original, a justificação, a liturgia e o
valor e importância da Missa (unificou o ritual
da missa de rito romano, abolindo as variações locais, instituindo
a chamada "Missa Tridentina"), o celibato
clerical, a hierarquia católica, o culto dos santos, das
relíquias
e das imagens, as indulgências
e a natureza da Igreja.
Regulou ainda as obrigações dos bispos. Foram criados seminários
nas dioceses
como centros de formação sacerdotal e confirmou-se a superioridade do Papa sobre qualquer concílio ecuménico. Foi instituído o "Index Librorum Prohibitorum",
um novo Breviário
(o Breviário Romano) e um novo Catecismo (o Catecismo
Romano). Foi reorganizada também a Inquisição.
6
– O que defendia Martinho Lutero?
R: Lutero, assim como muitos monges da época,
não concordava com a “venda do perdão” e, muito menos, com a exploração que
seus conterrâneos estavam submetidos. Com isso, em outubro de 1517, Lutero
afixou na porta do castelo de Wittenberg suas famosas 95 Teses. Nelas, o monge
alemão, defendia a extinção das indulgências e condenava o luxo de que
desfrutava o papa em Roma. Para surpresa do alto clero romano, Lutero obteve o
apoio de praticamente todos os setores da sociedade alemã. Com isso, o papa
Leão X exigiu que Martinho Lutero se arrependesse e se retratasse. Como o monge
negou-se, foi excomungado (expulso da Igreja) pelo papa. Fato que levou
uma série de nobres alemães a se desligarem da Igreja de Roma. Livre das
limitações teológicas a que estava submetido, Lutero passou a escrever uma
série de livros e tratados onde defendia a revitalização (renascimento) da
Igreja. Nestes livros, Lutero estabeleceu a Bíblia como a mais alta autoridade
doutrinária da Igreja. Para ele, todas as doutrinas deveriam ter a Bíblia como
fundamento. Para Lutero, a salvação era fruto direto da fé do cristão em Deus.
Ao contrário do que defendiam os católicos, para o reformador, não havia
intermediários entre os homens e Deus. A salvação somente poderia ser alcançada
pelo relacionamento entre o fiel e Deus.
7
– Qual foi a importância da conquista de Ceuta para a expansão marítima.
R:
Foi importante porque marcou o inicio da expansão, ao possibilitar a acumulação
de riquezas para a manutenção do empreendimento marítimo.
8 – Cite os fatores que foram decisivos para o
pioneirismo português na expansão marítima.
R: o processo de centralização política e
administrativa precoce do país, a partir da Revolução de Aviz; a formação de
quadros preparados para as grandes aventuras marítimas na Escola de Sagres; o
contato e o aproveitamento da cultura moura por parte dos portugueses; o
incentivo governamental à expansão.
9 – Diferencie a mita e a encomienda usados pelos espanhóis
para Conquistar os astecas.
R: Buscando atingir os interesses
mercantilistas hispânicos na América, os colonizadores desse país buscaram
empreender meios para extrair a abundante disponibilidade de metais preciosos
do continente americano. Contudo, sem possuir fácil acesso à mão de obra
escrava dos africanos, os espanhóis tiveram que empregar formas de trabalho que
pudessem transpor a riqueza colonial à metrópole espanhola. Uma das modalidades
de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida
pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente
empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados
por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Por sua vez, os
trabalhadores recebiam uma baixa compensação salarial pelo trabalho
desenvolvido nas minas. Após o fim da jornada, ainda recebiam uma quantidade de
minério conhecida como partido. As lastimáveis condições de vida proporcionadas
por esse tipo de relação de trabalho acabou gerando uma severa diminuição na
população indígena dessas regiões. Com o passar do tempo, a mita foi sendo
paulatinamente substituída pela adoção da mão de obra livre. Nas regiões em que
a escassez da mão de obra indígena se agravou, os espanhóis optaram pela utilização
de escravos africanos trazidos pelos traficantes europeus.
Outro sistema de trabalho bastante utilizado pelos espanhóis foi a encomienda, termo que significa “recomendar” ou “confiar” algo para alguém. Criado em 1512, esse regime deixava comunidades indígenas inteiras sob os cuidados de uma encomendero que poderia utilizar a mão de obra dos índios para o desenvolvimento de atividades agrícolas ou a extração de metais preciosos. Em troca, o encomedero deveria assegurar o oferecimento da educação religiosa cristã para “seus” índios.
Outro sistema de trabalho bastante utilizado pelos espanhóis foi a encomienda, termo que significa “recomendar” ou “confiar” algo para alguém. Criado em 1512, esse regime deixava comunidades indígenas inteiras sob os cuidados de uma encomendero que poderia utilizar a mão de obra dos índios para o desenvolvimento de atividades agrícolas ou a extração de metais preciosos. Em troca, o encomedero deveria assegurar o oferecimento da educação religiosa cristã para “seus” índios.
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