sábado, 24 de setembro de 2011

RUI BARBOSA - Revisao do segundo ano - 3bimestre de 2011

Clique para ver ▼

REVISAO DO RUI BARBOSA  - SEGUNDO ANO –
1 – Dentro da contexto da primeira guerra mundial o que foi a Paz Armada?
R: Paz Armada é o nome usado para descrever o período de guerra da 3 coroas a 1914 que antecedeu à Primeira Guerra Mundial. Foi um momento de intensa corrida armamentista, quando a Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) ampliava sua capacidade bélica, e a Tríplice Entente (Rússia, França e Inglaterra) buscava equipar-se. A indústria bélica aumentou consideravelmente os seus recursos, produzindo novas tecnologias para a guerra. Além disso, quase todas as nações européias adotaram o serviço militar obrigatório, incentivando assim o sentimento nacionalista. A Paz Armada (1905-1914) foi notória na Primeira Guerra Mundial. A persistência de tensões entre os Estados os levaram a gastar grande parte de seu capital para investimentos na indústria do armamento e da promoção do exército. Isto resultou em um complexo sistema de alianças em que as nações estavam em conflito, sem estar em guerra. Armados e paz é um notável oxímoro (termos contraditórios).

2 – Apresente os fatores que geraram a Primeira Guerra Mundial.
R: Há várias causas prováveis para a primeira guerra mundial. O evento principal que marcou o início da guerra, foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro. O assassino foi Gavrilo Princip, que era integrande de um grupo terrorista (ou nacionalista) chamado Mão Negra, que visava unir os territórios que continham sérvios. Mas este ocorrido é o de menos, foi apenas o estopim.
Na década de 20, a explicação mais usada para a guerra foi a de que a Alemanha começou atacando e invadindo a Bélgica no dia 3 de agosto de 1914, e os Austro-Húngaros invadiram a Sérvia dia 29 de Julho do mesmo ano. Por terem sido os primeiros a atacar, os alemães e austro-húngaros foram considerados os culpados pela guerra, tendo de pagar uma quantia enorme de dinheiro para reparar danos da Tríplice Entente. O valor era o correspondente á aproximadamente 20 bilhões de dólares hoje. Em 1931 essa dívida foi extinta.
- Rivalidades
A rivalidade entre Alemanha e Inglaterra também é uma das causas. Os Ingleses sempre dominaram os mares da europa (desde a época do descobrimento do Brasil!), e os alemães, claro, não gostavam nada disso. Iniciou-se uma corrida armamentista, desenvolvimento de navios de guerra, etc. A tensão aumentou quando a Inglaterra construiu o revolucionário encouraçado HMS Dreadnought:
- Militarismo e Aristocracia
Já os americanos, culpam a aristocracia da Alemanha, Rússia e do Império Austro-Húngaro, que mandava nesses países. Eram militaristas, deixando de lado a democracia. Os americanos, com essa desculpa, entraram na primeira guerra mundial, e os Russos saíram da Tríplice Entente.
- Nacionalismo
O nacionalismo, que se expandia rapidamente pela Europa na época, alimentado pelas guerras perdidas, rivalidades, e a mídia, contribuiu bastante para a Guerra. Os cidadãos da Sérvia e do Império Austro-Hungaro clamavam por uma guerra, para defender a sua honra.
- Revanchismo
Os alemães dominavam uma região chamada Alsácia e Lorena, que, inicialmente era mesmo do povo alemão, mas foi tomado por Luís XIV da França, em 1648. Os franceses devolveram o território aos alemães, devido ao Tratado de Frankfurt (guerra franco-prussiana). Com isso, surgiu um sentimento de revanchismo nos franceses.
3 – Qual a importância da Revoluçao Russa.
R: Foi o primeiro país a implantar o socialismo transformando por completo a sociedade, as relações sociais de produção, acabando com a propriedade privada e estatizando ou socializando os meios de produção.

4 – Na revolução russa dois grupos políticos se destacaram os mencheviques e os bolcheviques. Apresente algumas caraceristicas dos bolcheviques.
R: os Bolcheviques sob a liderança de Lenin, era preciso retirar a Russia da primeira guerra mundial, o operariado que deveria ser o condutor da revolução. No entanto a ditadura que seria do proletariado se tornou sobre o proletariado. Os soviets conselhos formados por operários, camponeses e soldados, tiveram uma grande atuação em todo o processo da revolução, mas com a tomada do poder, perdeu espaço político para o Partido Comunista que aos poucos foi centralizando o poder.

5 – Quais os motivos das divergências entre Stalin e Trotsky?
Lênin, o fundador do primeiro Estado socialista, morreu em janeiro de 1924[5]. Teve início, então, uma grande luta interna pela disputa do poder soviético[14]. Num primeiro momento, entre os principais envolvidos nesta disputa pelo poder figuravam Trotski e Stalin[7].
Trotski defendia a tese da revolução permanente, segundo a qual o socialismo somente seria possível se fosse construído à escala internacional[14]. Ou seja, a revolução socialista deveria ser levada à Europa e ao mundo.
Opondo-se a tese trotskista, Stalin defendia a construção do socialismo num só país[14]. Pregava que os esforços por uma revolução permanente comprometeriam a consolidação interna do socialismo na União Soviética.
A tese de Stalin tornou-se vitoriosa[14]. Foi aceita e aclamada no XIV Congresso do Partido Comunista.
Trotski foi destituído das suas funções como comissário de guerra, expulso do Partido e, em 1929, deportado da União Soviética[5]. Tempos depois, em 1940, foi assassinado noMéxico, a mando de Stalin[5], por um agente de segurança soviético, que desferiu no antigo líder do Exército Vermelho golpes de picareta na cabeça.

6 – Apresente as causas da Guerra de Canudos.
R: A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Os sertanejos eram explorados pelos coronéis.  Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social. Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado este conflito civil. Esta durou por quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.
7 – Apresente as semelhanças entre Canudos e Contestado.
R: As duas eram messiânicas, sebastianistas e lutaram por terras.
8 – Explique o conceito de coronelismo.
9 – Descreva o que foi a Revolta da Vacina.
R: ler o link http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_da_vacina.htm

Nenhum comentário: