sábado, 26 de setembro de 2009

CEIVA - 2O ANO - 3B2009 - REVISAO PARA A PROVA

1 – A Declaração da Independência foi escrita por Thomas Jefferson e outros. Por este documento pela primeira vez um Estado se organizava a partir de uma nova relação entre o governante e a nação; as pessoas deixavam de ser súditas submetidos a vontade do governante e passavam a ser cidadãos com poderes para destituir o governo caso este fosse tirânico e não estivesse zelando pelo bem estar dos cidadãos.
A partir do texto acima. Apresente as idéias iluministas presentes na declaração de independência dos EUA.
R: Resposta presente no próprio texto.

2 - Desde o final da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), um cenário de crescente enfrentamento pairava sobre as colônias inglesas da América. De um lado os agentes da metrópole querendo aumentar as cargas aduaneiras e fixar mais impostos, do outro, os colonos indignados por serem considerados como súditos de segunda categorias, pois nenhum dos tributos exigidos contavam com a aquiescência deles. Daí seu grito "sem representação não há taxação". Se eles não podiam enviar deputados para o Parlamento em Londres, os funcionários da Coroa não podiam inventar uma taxa atrás da outra para extorqui-los.
O que significo o grito “Sem representação não há taxação”.
R: Reposta presente no texto.

3 – Temendo que a crise interna se agravasse, colocando em risco seu poder, os girondinos se aliaram a Bonaparte, fecharam o Diretório e entregaram o comando do Estado ao militar vitorioso. Esse golpe ocorreu em 18 Brumário (9 de novembro), e instituiu uma nova forma de governo, o Consulado. Era o fim da Revolução Francesa, mas os desejos da burguesia estariam assegurados com o novo governo.
O que significou o golpe 18 Brumário?
R: O fim da Revoluçao Francesa. Consolidaçao dos ideais da Burguesia com a subida de Napoleao ao poder.

4 – No final do seculo XVIII, Salvador, a capital da Bahia, vivia uma situação de grave crise social e econômica. A população da cidade sofria com a escassez de alimentos e com o aumento dos preços, deriavado da falta dos gêneros alimentícios. O ideário político presente na Revolução Francesa, exercia especial fascínio sobre a população. Os segmentos sociais mais pobres entendiam que a luta peça liberdade presente nas idéias iluministas poderia ser a solução para as difíceis condições de vida que conheciam.
A partir do texto responda:
a) Que fato ocorrido no Brasil está descrito acima.
R: Conjuração Baiana
b) Cite algumas características desta conjuração.
R: Teve como causa crise de abastecimento, seus envolvidos foram a população mais pobre da Bahia, foi influenciada pelos ideais da revolução francesa e do iluminismo.

5 – A sociedade francesa estava organizada em três estamentos sociais, definidos pela origem. A divisão social baseada no nascimentos foi uma as marcas da sociedade medieval que ainda perduravam na Franca quando eclodiu a revolução. Os dois primeiros estamentos estavam isentos de quaisquer impostos.
Observando o texto caracterize a sociedade francesa.

6 – A região das minas gerais havia fornecido a Portugal, durante boa parte do seculo XVIII, grandes quantidades de metais e pedras preciosas. As minas entraram em processo de esgotamento. Com a diminuição da oferta, os donos de minas começaram a ter dificuldades financeiras. O governo de Portugal passou a controlar com maior rigor a cobrança de impostos, os mineiros não tinham como cobrir essas exigências ficando endividados com o fisco metropolitano. Para poder cumprir seus compromissos o governo português estabeleceu a derrama, uma cobrança compulsória, que incidia sobre toda a população visando completar as 100 arrobas anuais.
A partir do texto aponte as principais causas da conjuração mineira.
R: Aumento dos impostos, crise economica com a estagnaçao das minas de ouro, derrama.

7 – No dia 14 de julho tomou conta de Paris o boato de que os canhoes da Bastilha, forteleza onde eram aprisionados os condenados por crimes políticos, estavam preparados para bombardear a cidade. A reação dos parisienses foi imediata. Invadiram um deposito de munições, e armados correram para a Bastilha. O cerco durou aproximadamente quatro horas. Foram os próprios guardas que no final abriram os portões, permitindo a entrada dos revoltosos. Esse episodio conhecido como Queda da Bastilha, tem sido apontado como o marco inicial da Revolução Francesa. É acontecimento pleno de simbolismo porque foi um movimento espontâneo da população de Paris, foi um atgaque a um dos símbolos do poder e da opressoa da monarquia.
Pelo texto qual é o significado da Queda da Bastilha.
R: Movimento espontâneo da populaçao de Paris e o fim do Absolutismo.

8 – Para cada período abaixo do governo de Napoleo descreva suas principais características.
a) 18 Brumário – Foi o golpe que derrubou o Diretori na França sob o comando de Napoleão. Junto com a burguesia, Napoleão estableceu o consulado, primeira fase do seu governo. O Golpe 18 de Brumário, marca o início de um novo período na história francesa, e conseqüentemente, da Europa: a Era Napoleônica.
b) Consulado – governo do consulado foi instalado depois da queda do Diretório. No poder Executivo, três pessoas eram responsáveis: dois cônsules e o próprio Napoleão. Apesar da presença de outros dois cônsules, quem mais dispunha de influência e poder era o próprio Napoleão, que foi eleito primeiro-cônsul da República.
No consulado, a burguesia detinha o poder e assim, foi consolidada com o grupo central da França. A forte censura à imprensa, a ação violenta dos órgãos policiais e o desmanche da oposição ao governo colocaram em questão os ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade” características da Revolução Francesa.
Entre os feitos de Napoleão (na época), podemos citar:
Economia – Criação do Banco da França, em 1800, controlando a emissão de moeda e a inflação; criação de tarifas protecionistas, fortalecendo a economia nacional. Religião – Elaboração da Concordata entre a Igreja Católica e o Estado, o qual dava o direito do governo francês de confiscar as propriedades da Igreja, e em troca, o governo teria de amparar o clero.
Direito – Criação do Código Napoleônico, representando em grande parte os interesses dos burgueses, como casamento civil (separado do religioso), respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos perante à lei, etc.
Educação – Reorganização e prioridades para a educação e formação do cidadão francês. Os resultados obtidos neste período do governo de Napoleão agradaram à elite francesa. Com o apoio destas, Napoleão foi elevado ao nível de cônsul vitalício, em 1802.
c) Império – Em plebiscito realizado em 1804, foi aprovada com quase 60% dos votos, e o regime monárquico foi reestabelecido na França, Napoleão foi indicado para ocupar o trono. Nesse período, podemos destacar o grande número de batalhas de Napoleão para a conquista de novos territórios para a França. O exército francês tornou-se o mais poderoso de toda a Europa.
O principal e mais poderoso inimigo francês, na época, era a Inglaterra. Os ingleses se opunham a expansão francesa, e vendo a força do exército francês, formaram alianças com Áustria, Rússia e Prússia.
Embora o governo francês dispusesse do melhor exército da Europa, a Inglaterra era a maior potência naval da época, o que dificultou a derrota dos ingleses. Em virtude disso, Napoleão Bonaparte pensou em outra forma de derrotar os ingleses economicamente. Ele estabeleceu o Bloqueio Continental, que determinava que todos os países europeus deveriam fechar seus portos para o comércio com a Inglaterra, enfraquecendo assim, as exportações do país e causando uma crise industrial.
A Rússia também descumpriu o Bloqueio Continental e comercializou com a Inglaterra. Napoleão e seus homem marcharam contra a Rússia, mas foram praticamente vencidos pelo imenso território russo e principalmente, pelo rigoroso inverno. Com a capitulação de Paris, o imperador foi obrigado a abdicar. d) Governo dos Cem Dias - Com a derrota para as forças da coligação européia, Napoleão foi exilado na Ilha de Elba, porém fugiu no ano seguinte. Com um exército, entrou na França e reconquistou o poder. Passou a atacar a Bélgica, mas foi derrotado pela segunda vez na Batalha de Waterloo. Assim, Napoleão foi preso e exilado pela segunda vez, porém para a Ilha de Santa Helena, em 1815. Napoleão morreu

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