quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

REVISAO DA RECUPERAÇAO SEMESTRAL DO PRIMERO ANO FILOSOFA


Clique para ver ▼
- Para Sartre para que o homem tem a liberdade absoluta ele precisa excluir a possibilidade da existência de Deus, pois sua onipotência não permite a liberdade humana. Segundo ele todas as ações depende unicamente do homem e não de poderes sobrenaturais.  A liberdade é uma escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. “Estamos condenados à liberdade”, segundo o autor.
- MARX
- Um dos principais conceitos de Marx foi o de materialismo histórico, que é a interpretação dos fatos históricos a partir das relações de trabalho e de produção.
Para o marxismo a relação entre comunicação e democracia não  passa de um mito a afirmação segundo a qual os meios de comunicação de massa são porta-vozes dos interesses da coletividade,  não existe, já que no fundo, eles estão subordinados à lógica do capital que domina o mundo da mercadoria. 

- LOCKE
 De acordo com Locke, o conhecimento é formado a partir das experiências. Assim sendo, ele distingue entre as diferentes ideias que podem ser formadas a partir da experiência de um determinado objeto.  Dessa forma ,  Existem ideias advindas dos sentidos como a visão e a audição.   Ideias de reflexão são provenientes de operações mentais.   ) A mente forma ideias complexas a partir de ideias simples.  ) Existem ideias simples, que não são criadas pela mente
- SANTO AGOSTINHO
- Durante a filosofia medieval, uma das mais constantes discussões foi aquela sobre a relação entre fé e razão, Santo Agostinho adotou uma posição decisiva nesse contexto,  defendendo que primeiro devemos acreditar para depois compreender.
A liberdade é uma escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. “Estamos condenados à liberdade”, segundo o autor.

- TOMAS DE AQUINO
Para esse autor As verdades que professamos acerca de Deus revestem uma dupla modalidade. Com efeito, existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana. Uma delas é, por exemplo, que Deus é trino e uno. Ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão: por exemplo, que Deus existe, que há um só Deus etc. Estas últimas verdades, os próprios filósofos as provaram por meio de demonstração, guiados pela luz da razão natural”. O que ele quer dizer é que  Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar por seus meios naturais certas verdades. 

Santo Tomás de Aquino, nascido em 1224 e falecido em 1274, propôs as cinco vias para o conhecimento de Deus. Estas vias estão fundamentadas nas evidências sensíveis e racionais. A primeira via afirma que os corpos inanimados podem ter movimento por si mesmos. Assim, para que estes corpos tenham movimento é necessário que algo os mova. Esta concepção leva à necessidade de um primeiro motor imóvel, isto é, algo que mesmo não sendo movido por nada pode mover todas as coisas. Sobre a primeira via, que é a do movimento, marque a alternativa correta. Conforme o argumento da primeira via podemos concluir que Deus é o motor imóvel, o qual move todas as coisas, mas não é movido. 
LER TAMBEM ESSE LINK
http://www.mundodosfilosofos.com.br/aquino.htmhttp://www.mundodosfilosofos.com.br/aquino.htmhttp://www.mundodosfilosofos.com.br/aquino.htm
-

















Nenhum comentário: