terça-feira, 22 de junho de 2010

RUI BARBOSA - 2O ANO - REVISAO PARA A PROVA DO 2B 2010

1 – O que foi a guerra dos bôeres. E quais suas conseqüências?
R: A Primeira Guerra dos Bôeres foi o conflito entre a Inglaterra e os colonos de origem neerlandesa, francesa e alemã (chamados de Boers, Afrikaners ou Voortrekkers) na África do Sul, entre os anos de 1880 e 1881.

O desencadear da guerra ocorreu devido à anexação por parte da Inglaterra, do território da República do Transvaal, em 1877. As forças boers não aceitaram o fato e atacaram todos os comboios militares ingleses, sendo que em menos de duas semanas, todos os aquartelamentos britânicos estavam cercados por forças boers.

Vendo que não conseguiria a vitória, o governo inglês promoveu um acordo de paz com a República do Transvaal, que passaria a ficar sob a proteção da Inglaterra. Na verdade, os ingleses apenas camuflaram o domínio inglês na região.
Uma das consequencias dessa guerra foi o estabelecimento do Apartheid ("separação" em africânder) foi um regime de segregação racial adotado legalmente em 1948 pelo Partido Nacional na África do Sul segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente, em 1994 eleições livres foram realizadas.
Em 21 de Março de 1960, 5.000 pessoas negras congregadas em Sharpeville demonstraram contra o requerimento para negros portarem as identidades (sob as regras estipuladas na Lei da Licença). A polícia abriu fogo nos protestantes, matando 69 e ferindo 180. Todas as vítimas eram negras. A maioria delas foi baleada nas costas Esse evento ficou conhecido como o Massacre de Sharpeville. Como conseqüência, o governo baniu o Congresso Nacional Africano (CNA) e o Congresso Panafricanista (PAC). Em 1964, Nelson Mandela, líder do ANC, foi condenado a prisão perpétua. Em 1989, F. W. de Klerk sucedeu a Botha como presidente. Em 2 de Fevereiro de 1990, na abertura do parlamento, de Klerk declarou que o apartheid havia fracassado e que as proibições aos partidos políticos, incluindo o ANC, seriam retiradas. Nelson Mandela foi libertado da prisão. De Klerk seguiu abolindo todas as leis remanescentes que apoiavam o Apartheid. Mandela torna-se presidente nas primeiras eleições presidenciais livres em muitos anos.

2 – O que foi a Conferencia de Berlim? E quais suas conseqüências?
R: Para evitar um possível conflito entre os países interessados na ocupação da Africa, Portugal propôs a realização da Conferencia de Berlim. Nesse encontro as grandes potencias europeus dividiram a Africa entre si, sem consultar os povos nativos. As conseqüências foram terríveis e duram ate os dias atuais. Novas fronteiras foram realizadas, juntando etnias inimigas, as melhores terras foram ocupadas pelas potencias imperialistas restando aos povos africanos as piores terras. Suas estruturas econômicas, políticas e culturais foram destruídas, não respeitando nada.

3 – Quais as causas geradoras do Imperialismo no século XIX?
R: A busca por matéria primas, mão de obra barata, mercados consumidores, envio da população para áreas colonizadas já que na Europa acontecia um aumento demográfico.

4 – Quais as diferenças entre o colonialismo e o neocolonialismo?
R: O colonialismo surgiu no século XVI, liderado por Portugal e Espanha o alvo principal era o continente Americano, teve como ideologia a expansão da fé crista, seus patrocinadores foram o Estado Metropolitano.
O Neocolonialismo ou também chamado de imperialismo ocorreu no século XIX , seus lideres foram Inglaterra, França, Alemanha, Italia, Belgica, Japao e EUA. Teve como alvo os continentes Africano e Asiatico, teve como ideologia a missão do homem branco – civilizadora de levar o progresso e a modernidade, seus patrocionadores foi a burguesia financeira industrial.

5- Apresente as causas da Primeira Guerra Mundial.
R: O imperialismo das principais potências como Alemanha e Inglaterra, o nacionalismo expresso no pan-germanismo, pan-eslavismo e no revanchismo Frances; a política das alianças, as questões balcânicas.

6 – Qual foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial?
R: O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando em Sarajeo.

7 – Apresente as características dos movimentos de resistências abaixo, realizados pelos povos dominados pelos países imperialistas.
a) Guerra dos Boxers - Revolta dos nacionalistas chineses contra estrangeiros e cristãos chineses ocorrida entre 1900 e 1901. É uma reação à intervenção externa e à submissão da dinastia Manchu à dominação européia na China.
O movimento parte de uma associação secreta, a Sociedade Harmoniosos Punhos Justiceiros, conhecida como Sociedade dos Boxers, presente no norte do país.
Apesar dos esforços do governo para suprimi-la durante o século XIX, a Sociedade dos Boxers conta com o apoio popular crescente e promove rebeliões e atentados contra estrangeiros e missionários cristãos.
Em 17 de junho de 1900, os rebeldes sitiam a parte da cidade de Pequim ocupada pelas delegações estrangeiras. Reino Unido, França, Japão, Rússia, Alemanha e EUA organizam uma expedição conjunta para combater o movimento.
As tropas estrangeiras no norte do país fazem a corte chinesa se transferir para o Sião (atual Tailândia) e obrigam os boxers a se dispersar.
A coalizão ocupa Pequim em 14 de julho de 1900. Derrotada, a China é condenada a pagar uma grande indenização e a aceitar a política da Porta Aberta, pela qual seria reconhecida sua integridade territorial em troca de concessões econômicas ao Ocidente.
O tratado, porém, não impede novas perdas territoriais. O Japão ocupa a Coréia, os alemães dominam a península de Chan-tung, os franceses atacam a Indochina e a Rússia avança sobre a Manchúria.
b) Revolta dos Cipaios – ocorreu na India. A rebelião foi um levante popular que aliou soldados muçulmanos, hindus e príncipes, conscientes de que a verdadeira ameaça as autoridades indianas eram os britânicos. O movimento foi duramente reprimido pelos ingleses e serviu-lhes de pretexto para tomar o controle político do subcontinente. Em 1876, a India passou a integrar o império britânico, e a rainha Vitoria recebeu o titulo de imperatriz da India.

8 – Apresente as conseqüências da Primeira Guerra Mundial.
R: ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Italia.

9 – Cite uma conseqüência da Guerra do Opio.
R: Tradicionalmente a China representavam um atraente mercado consumidor e fornecedor de produtos cobiçados pelos ocidentais. Apesar disso, o comercio com a região era raro e difícil, pois os chineses viam os ocidentais como bárbaros e ignorantes e não se interessavam por suas mercadorias. No inicio do século XIX a situação mudou. Comerciantes ingleses descobriram um produto cujo consumo podia ser incentivado entre os chineses. O ópio. Em represália o governo chinês proibiu o comercio legal e combateu o contrabando com severas penas, ate que as autoridades confiscaram uma carga inglesa e jogaram-na ao mar.
Alegando prejuízos o governo inglês iniciou a Guerra do Opio. O resultado dessa guerra foi a assinatura do Tratado de Nanquim. A china teve de abrir cinco de seus portos ao livre comercio e entregar a ilha de Hong Kong aos ingleses. A china então foi partilhada entre as principais potencias Inglaterra, Japao, Alemanha, França e Russia.

10 – Quais os pontos principais do Tratado de Versalhes ou Paz de Versalhes e quais suas conseqüências?
R: A Alemanha foi considerada a grande culpada pela guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando os motivos para a 2º Guerra Mundial.

Nenhum comentário: