domingo, 14 de julho de 2013

recuperaçao de filosofia ceiva 2013 para o segundo ano

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1         - Pensamento de Marcuse sobre a ciência
As reflexões de Herbert Marcuse sobre as transformações nas formas de vida sob o impacto da revolução científico-tecnológica são desenvolvidas em seu livro Ideologia da sociedade industrial [1964], mas aparecem pela primeira vez nos textos dos anos 1940, nos quais ele recorre a uma vasta bibliografia sobre o impacto das transformações tecnológicas na estrutura da sociedade e no indivíduo. Nesses textos o filósofo realiza uma interessante analogia entre as sociedades nazista (nacional-socialista), capitalista e socialista soviética. O que elas têm em comum é a predominância de uma determinada “racionalidade técnica”, que se expressa pelo uso da tecnologia como forma de controle e coesão social – um controle que começa com a introdução das máquinas nas fábricas e se estende para toda forma de organização da vida social, da organização do trabalho ao lazer e descanso, assim como para a própria subjetividade e até a sexualidade.Ou seja, Marcuse entende que a tecnologia pode ser uma forma de controle e de dominação social.
2 – Caracteristicas do conhecimento cientifico. Lida com o Real, busca compreender os fenômenos da natureza submetendo-os a testes e experiências, é um pensamento sistemático, rigoroso e critico.
O conhecimento cientifico nem sempre beneficia a humanidade. Infelizmente a função social e econômica da ciência e da tecnologia são usadas de forma política e ideológica como foi apresentado no filme Capitão America. A metodologia usada nas ciências formais e naturais são diferentes das usadas nas ciências humanas. É possível você estudar um objeto em química em laboratório e repetir os experimentos,  no entanto, o mesmo não acontece nas ciências humanas. Você por exemplo, não pode repetir como experimento a revolução francesa.
As novas ciências como a bioética precisam estar envolvidas com a ética. Caso contrario podem correr o risco de abusos contra a humanidade como foi o caso do nazismo.

3 – A INDUÇÃO e a DEDUÇÃO são formas opostas de raciocínio.
INDUÇÃO: raciocínio em que, de fatos particulares, se chega a uma conclusão geral (vai de uma parte ao todo).
DEDUÇÃO: raciocínio que parte do geral para o particular (vai do todo a uma parte).
Imagine que, visitando um país estrangeiro, você conhece uma loja de “frifas” (sem saber o que isso significa), e percebe que ela vende bonecas. No dia seguinte, ao ver uma outra loja de “frifas”, você poderá INDUZIR que ela também vende bonecas.
Se você fizer uma pesquisa em TODAS as lojas de “frifas” existentes e descobrir que TODAS vendem bonecas, sempre que encontrar qualquer uma dessas lojas, você poderá DEDUZIR que ela também vende bonecas.
A INDUÇÃO é o raciocínio próprio dos investigadores (quando faltam pistas de um crime) e cientistas (quando faltam dados concretos sobre uma pesquisa).
A DEDUÇÃO é uma forma mais segura de raciocínio, porque é baseada em dados mais abrangentes e já aceitos.

4 – Caracteristica do conhecimento filosófico = é extremamente critico, duvidando de todas as coisas, desenvolvendo um raciocionio lógico .


5 - O método científico é um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integração, correção (evolução) ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis Nota 1 Ref. 1 - baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência. Sintetizando consiste em observação, hipótese, experimentação e generalização.

 

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