RUI BARBOSA - REVISAO PARA A PROVA DO 2BIMESTRE – 3º ANO –
1 - Atualmente os curdos são a mais numerosa etnia sem Estado no mundo. Ocupam a área há mais de 30 séculos, dos Montes Taurus, na Turquia, aos montes Zagros, no Iraque. Praticamente todo o petróleo explorado na Síria e 1/3 do petróleo iraquiano é explorado nessa área. Essa etnia sofreu um grave conflito com o Iraque. Que conflito foi esse
R: Foram atacados com gás nervoso pelos iraquianos em 1988, resultando em centenas de mortos (Gov S. Hussem)
2 – Apresente as causas da Questão Palestina.
R: Em 1947, os ingleses passaram a administração da região para a ONU, que determinou a divisão da Palestina em dois territórios. Aos palestinos e aos judeus. Desde então, com a criação do Estado de Israel em 1948, o Oriente Médio tornou-se palco de confrontos que envolveram Israelenses, palestinos e outros povos árabes. Os motivos do conflito não dizem respeito apenas às diferenças religiosas; tem a ver também com o controle de fronteiras e com o domínio de terras cultiváveis, de recursos hídricos e de regiões petrolíferas próximas a Israel. A recusa dos árabes a aceitar a partilha da Palestina, determinada pela ONU, levou ao conflito que dura ate os dias atuais.
3 – Cite as primeiras tentativas da paz para o Oriente Médio.
R: Em 1993, Israel e a OLP, chegaram a um primeiro acordo sobre a autonomia palestina. Os líders Itzhak Rabin, Shimon Peres e Yasser Arafat receberam o Premio Nobel da Paz.
No final de 2000, o presidente Bill Clinton, dos EUA, apresentou propostas de paz para o Oriente Médio; os palestinos, porém, rejeitaram os termos do acordo, alegando que não haveria paz se Ariel Sharon fosse eleito primeiro-ministro de Israel. Comandante das tropas que promoveram massacres no Líbano, Sharon venceu as eleições para primeiro-ministro de Israel e enviou uma carta a Arafat em que afirmava que daria continuidade as negociações de paz baseadas nas resoluções da ONU. Ao contrario em 2020 ocorreram ataques israelenses contra os territórios sob a administração palestina.
4 - O que foi a Intifada?
R: Em 1987, após a morte de quatro palestinos, atropelados por um caminhao do exercito israelense, eclodiu uma rebeliao popular em Gaza. Adolescentes munidos de paus e pedras enfrentaram soldados israelenses que combatiam co bombas de gás, balas de borracha e tanques. Os resultados foram positivos para os palestinos. A repressao israelense foi condenada pelo Conselho de Segurança da ONU, fato que influenciou a opiniao pública mundial a favor da OLP. . A atual Intifada iniciou-se em 2000, após a visita de Ariel Sharon, líder do Partido Conservador, à cidade velha de Jerusalém; a população árabe-palestina recebeu a visita como uma provocação, já que nessa região de Jerusalém encontram-se lugares sagrados para os muçulmanos.
5 – Apresente as razoes para o conflito que existe entre a India e Paquistao que disputam a regiao da Caxemira.
R: A area correspondente a atual Caxemira era governda por um marajá hindu que resolveu integra-la a India. Entre 1947 e 48 ocorreram os primeiros conflitos pela disputa do territorio. O resultado foi que, em 1949, sob a liderança da ONU, a Caxemira foi dividida em duas, ficando uma parte para a India e outra para o Paquistao.
Na decada de 80 o crescimento do fundamentalismo muçulmano fortaleceu o movimento separatista na Caxemira indiana, que passou a contar com o apoio do Paquistao, país que reivindica o dominio sobre o territorio. Os confrontos se intensificaram nos anos 90 movidos de um lado, pelo radicalismo dos guerrilheiros paquistaneses e de outro pelo acirramento da repressao militar e do fundamentalismo hindu. O conflito esta longe de ser resolvido, uma vez que e motivado nao apenas por questoes territoriais mas tambem por diferenças religiosas.
6 – O que é o movimento Sionista?
R: Movimento que surgiu no seculo XIX na Europa, um movimento politico e religioso que visava o restabelecimento de um Estado judaico na Palestina, regiao, que nessa epoca, era pouco povoada, e pertencia ao Imperio Turco-Otaomano. Seu lider foi Theodor Herzl.
7 – Quais sao os focos de tensoes no Líbanos.
R: Um dos focos são os varios grupos religiosos. Tradicionalmente o poder no Libano era repartido com base em criterios religiosos. Entre os cristaos maronitas, sunitas, xiitas, cristaos ortodoxos e drusos. Na decada de 70, esse equilibrio politico foi quebrado, em decorrencia do aumento no numero de refugiados palestinos no Libano. Os cristaos maronistas, exigiam a saida dos palestinos do territorio libanes, uma vez que os muçulmanos passaram a ser maioria da populaçao e os guerrilheiros da OLP começaram a agir de forma independente.
8 – O que foi a Guerra de Suez?
R: Em outubro de 1956, o governo de Israel com o apoio da França e da Gra Bretnha declarou guerra ao Egito, que havia nacionalizado o canal de Suez e determinado o fechamento do porto de Eilat.
9 – O fundamentalismo islâmico teve uma ênfase maior com a Revolução islâmica ocorrida no Ira. O que foi essa revolução?
R: Em 1951, o primeiro ministro do Ira nacionalizou o petróleo, contrariando os interesses ingleses e norte-americanos e iniciando um confronto com o Xá, que chegou a abandonar o país. Em 1953, o governo dos EUA enviou a CIA para a região, o que provocou a derruba do primeiro ministro, abrindo as portas a influencia direta dos EUA no país. Em 1975 foi instituído o unipartidarismo, o que, somando as perseguições promovidas pelo governo, intensificou a oposição a monarquia. Os muçulmanos xiitas, condenavam a ocidentalização dos Pahlevi (Xa) e começaram a protestar contra o governo.
Em 1977, os protestos intensificaram e os manifestantes exigiram a volta do aitolá Khomeini, líder religioso xiita exilado desde 1963. Após inúmeros confrontos, Khomeini retornou ao país, e o xá fugiu para o exterior. O aiatolá assumiu o poder e o Ira tornou-se uma republica islâmica. Houve, um fortalecimento do fanatismo religioso e do terrorismo. Os cristãos passaram a ser perseguidos no país. Que se tornou um país islâmico, com leis islâmicas severas.
10 – A Questao Palestina acabou gerando uma serie de grupos terroristas. Cite esses grupos.
R: • Hamas , • Frente Popular De Liberacion De Palestina , • Al-Jihad , • Hezbolla , • Jihad Islamica Palestina , • Frente Popular Para La Liberacion De Palestina(Comando General) , • Frente De Liberacion De Palestina
11 – O que foi o acordo de Paz em Camp David?
R: O acordo entrou para a história como a Paz de Camp David, em referência à residência de verão dos presidentes dos Estados Unidos. As negociações de novembro de 1978 duraram doze dias e removeram os últimos obstáculos à assinatura do documento. Mesmo sob resistência interna da direita, Israel devolveu o Sinai aos egípcios em 1982 e os dois estados estabeleceram relações diplomáticas. O destino da Faixa de Gaza ficou indefinido, à espera de uma solução para a questão palestina.
12 – Apresente os fatores que tornam o Oriente Médio uma região importante.
R: Maiores reservas de petróleo do mundo, Origem das primeiras grandes civilizações., Berço das três maiores religiões monoteístas do mundo: judaísmo, cristianismo e islamismo.
13 - Quem foi Yasser Arafat.
R: Líder que lutou pela criação do Estado da Paletina, fundou a OLP que inicialmente teve atuações violentas. Teve conflitos principalmente com o governo de Ariel Sharon, primeiro ministro de Israel que havia sido comandante das tropas que promoveram massacres no Líbano. A assinatura do acordo de Oslo foi o ponto alto de sua liderança
14 – Quais as causas da Guerra do Golfo.
R: O Iraque invadiu o Kuwait em agosto de 1990, acusando-o de provocar uma baixa no perco do petróleo e de vender mais do que a cota estabelecida pela Opep. O governo iraquiano, alem de reinvindicar territórios do Kuwait, exigia dele uma indenização para compensar as perdas que havia sofrido com a queda no preço do petróleo: a divida externa do pais chegava a 80 bilhoes de dólares. Em resposta a invasão do Kuwait, o presidente dos EUA George Busch enviou tropas para o golfo pérsico, e a ONU decretou o boicote econômico ao Iraque. Saddam Hussein, por sua vez, proclamou a anexação do Kuwait e ordenou a prisão dos estrangeiros ali residentes. Como a ONU autorizou o uso da força os EUA iniciaram os bombardeios.
15 – O que foi a Guerra do Yom Kippur?
R: Yom Kippur = Dia do Perdão em Israel (mais importante feriado religioso do país). EGT + SIR + JOR atacam Israel.(surpresa) Inicialmente vitória árabe. Israel consegue expulsar os invasores com muitas baixas os invasores. Israel não devolveu os territórios conquistados nas guerras anteriores.
16 – Por que podemos afirmar que a OPEP utilizou o pretroleo como arma?
R: OPEP utiliza petróleo como arma política, suspendeu o fornecimento aos países que apoiavam Israel e quadruplicou o preço do barril, provocando uma crise mundial inédita (Crise do Petróleo).OBJ: pressionar a comunidade internacional para que Israel devolvesse os territórios ocupados em 1967;
2 comentários:
fessorita..comentário pra provar que dá pra acessar o blog da senhora SIM!
ao contrário do que dizem alguns...sabe...
vlw pela revisão
bbjim!!!!
Oi Professora !!!!!
Vim aqui também comprovar e provar que é visitável e existi o seu blog
e convenhamos que essas revisões são de Deus, são muito boas...
brigadão professora e até quinta-feira
Postar um comentário