MATERIA DA PROVA
PRIMEIRO REINADO
PERIODO REGENCIAL
REVISÃO
1 - Em 1823 a Assembleia Constituinte preprava uma texto constitucional que enfraquecia o Poder Executivo. O Imperador, por sua vez, só aceitaria uma Constituiçao que lhe assegurasse substancial parcela do poder. Em 11 de novembro A Assembleia Constituinte foi fechado e Pedro II outorgou a primeira Constituiçao, onde foi estabelecido o Poder Moderador. O que era esse poder?
R: o Poder Moderador era o quarto poder do império e foi exercido por Pedro I e Pedro II. Com base neste Poder, os imperadores podiam dissolver a Câmara dos deputados, aprovar e suspender os magistrados, entre outras prerrogativas
2 – Caracterize o Período Regencial no Brasil que teve inicio em 1831 e foi até 1840 com o golpe da maioridade.
R: Foi um período de grande instabilidade devido as inúmeras guerras civis, gerando quase a fragmentação do país, na medida em que revoltas como Farrapos proclamou a Republica de seus Estados.
3 – No Período Regencial foi criada a Guarda Nacional. Sobre esse tema responda:
a) Quem criou? O regente Padre Diego Feijó.
b) Quem fazia parte? Fazendeiros
c) O que era? Era uma guarda para acabar com os conflitos populares.
4 – Durante o período regencial inúmeros conflitos surgiram. Descreva qual era um dos principais temas debatidos nesse período?
R: Os conflitos surgiram porque um grupo desejava o unitarismo, que significava um poder central forte, com as províncias (estados) dominadas pela capital (Rio de Janeiro). Por outro lado, o grupo que defendia o Federalismo, significava autonomia para cada província, o direito das províncias de escolher seus próprios governantes, fazer suas próprias leis, pagar poucos impostos para o poder central.
5 – A revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, foi o mais importante conflito regencial. Provocou dez anos de combates no Rio Grande do Sul. A paz só chegou no governo de D. Pedro II. Quais as causas desse guerra?
R: Desejavam pagar menos impostos ao governo central e o federalismo. Desejavam que o governo central aumentasse as taxas alfandegárias sobre o charque, o sebo e o couro. Os estancieiros sofriam concorrência com o charque vindo do Urugai e Argentina que vendiam mais barato aqui no Brasil. Essa concorrência prejudicava os estancieiros gaúchos que pagavam impostos maiores do que os cobrados aos estrangeiros. Portanto eles reclamavam do descasso do poder central aos problemas do Rio Grande do Sul.
6 – Apresente as principais idéias da Confederação do Equador.
R: Criar um novo país independente do Brasil, unindo as províncias nordestinas – Pernambuco, Ceara, Rio Grande do Norte e Paraíba. O regime político seria a república.
7 – Como o Brasil ficou após a independência?
R: O Brasil adotou o regime político monárquico, preservou os interesses dos proprietários de terras e escravos, não promoveu a reforma agrária, não acabou com a escravidão e excluiu o povo da participação política.
8 - A Cabanagem foi uma rebelião que abalou o Grão-Pará. O nome vem do fato de que muitos rebeldes eram pessoas pobres que moravam em simples cabanas cobertas de palha, palafitas na beira dos rios. Cite o principal fato desta revolta.
R: Uma multidão de deserdados invadiu o palácio do governador. Derrubaram o governo e assumiram o controle da capital. Portanto, foi importante porque pela primeira vez o povo alcançou o poder.
9 – Sobre a Balaiada responda:
a) Onde aconteceu – Maranhão
b) Envolvidos – mestiços, que faziam cestos, escravos e quilombolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário